Gente de valor

No de 2015, tivemos a grata oportunidade de trabalhar em parceria com uma empresa que, como tantas, investe no seu crescimento financeiro, mas, como poucas, investe fortemente no crescimento das pessoas. Falamos do Supermercado Hirota, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, com várias unidades na região metropolitana.
Ao realizarmos um trabalho de assessoria psicológica voltado aos colaboradores, pudemos conhecer mais de perto como essa empresa conseguiu, por meio de princípios e valores sólidos, gerar excelentes resultados financeiros e humanos, equilibradamente.
Nossa assessoria é um serviço inovador adotado pela empresa que visa possibilitar aos colaboradores a oportunidade de trabalhar as dificuldades emocionais e psicológicas encontradas no seu dia a dia. Tem como fundamento a teoria de Carl Rogers, com uma abordagem centrada na pessoa, seus sentimentos, conflitos e percepções, que valoriza o potencial humano de autoconhecimento, crescimento, resolução de problemas e de dar significados à sua vida.
Nesse sentido, o aconselhamento tem ação educativa, preventiva e situacional, voltado à solução de problemas imediatos, tendo na psicóloga uma facilitadora nos processos de escolha e tomada de decisões quanto às dificuldades apresentadas. Também consiste de encaminhamento nos casos que necessitam de acompanhamento mais profundo e contínuo.

Investindo em valores humanos

Em um mercado altamente competitivo em que as empresas oferecem inúmeros benefícios, regalias e prêmios aos colaboradores como forma de valorizar e fidelizar os profissionais, o Supermercado Hirota caminhou por outra vertente para conquistar o comprometimento dos colaboradores: o desenvolvimento das relações humanas.
A partir dos valores dos fundadores, criou-se um eixo cultural que norteia o sentimento e o caráter de todos dentro da empresa:

  • Fé, como o sentido da vida
  • Família, como núcleo potencializador das virtudes humanas
  • Escola, com o desenvolvimento de competências
  • Trabalho, centro da aplicação prática das virtudes humanas e das competências adquiridas

Existe um empenho para a conscientização dos colaboradores sobre a construção de uma vida embasada nas boas virtudes, ética e moral. Uma empresa com valores pautados na fé sempre procura despertar em todos os envolvidos o verdadeiro sentido do SERVIR.
Sendo assim, o eixo cultural orienta todas as diretrizes, planejamento, ações e até a seleção de novos colaboradores, resultando em um ambiente saudável, livre da competitividade excessiva, com colaboradores e clientes mais satisfeitos.

Comitê Gente de Valor

Manter a cultura da empresa sempre acesa e presente requer um grande número de ações que possibilitem a participação dos colaboradores. Para isso, foi criado em 2012 o Comitê de Gente de Valor, formado por voluntários que passaram a desenvolver um calendário anual de eventos voltados para colaboradores e suas famílias, sempre identificados com os pilares do eixo cultural.
Nesses três anos, as ações foram crescendo e se firmando e a participação espontânea dos colaboradores aumentando, ao ponto das pessoas se oferecerem para trabalhar nos projetos.
Hoje os coordenadores do Comitê Gente de Valor mantêm diversas atividades no calendário, para colaboradores e familiares, como:

  • Palestras para jovens sobre álcool e drogas e para pais e filhos
  • Retiro para casais
  • Palestras sobre a importância da escola e da religião
  • Desenvolvimento de cartilhas educativas para as crianças
  • Campanhas de doação de sangue
  • Participação em festas juninas de igrejas com oferta de tenda e produtos
  • Treinamento de sobrevivência para exercitar disciplina
  • Passeios e festas com campeonatos
  • Curso de orçamento financeiro pessoal
  • Semana da saúde
  • Serviço de assistência jurídica
  • Serviço de assessoria psicológica

Em 2014 o Comitê Gente de Valor promoveu o casamento coletivo para 3 colaboradores, cobrindo as despesas de convites, da cerimônia e do almoço. Parece pouco, mas permitiu que esses colaboradores realizassem um sonho que, geralmente, é oneroso para quem está iniciando nova vida.
A agenda é extensa, mas não esgota o entusiasmo da equipe coordenadora, porque eles têm a convicção de que a promoção e o desenvolvimento de virtudes nos colaboradores e seus familiares, e a melhora dos aspectos morais, éticos, religiosos e de sustentabilidade da família promovem a evolução humana e o crescimento da empresa de forma positiva.
O aconselhamento que realizamos faz parte dessas ações. Com um atendimento individual, voluntário e sigiloso, os colaboradores têm a oportunidade de discutir seus problemas com a psicóloga, expressar sentimentos, visualizar as situações com mais clareza, resgatar valores. Um trabalho que complementa o propósito da empresa de manter o aspecto humanizado nas relações do trabalho.
Apoiamos sempre iniciativas que valorizam as pessoas, ajudando-as a se tornarem mais conscientes de seu potencial transformador para atuarem juntas pelo bem de todos. É bom ter parceiros assim.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *