Benefícios do Aconselhamento no Local de Trabalho

Assessoria psicológica corporativa fortalece o desempenho organizacional dos funcionários

No mundo corporativo acelerado que vivemos atualmente, praticamente nenhuma organização está livre de um ambiente estressante. O aconselhamento dos funcionários surge como a mais recente ferramenta de RH para atrair e reter os melhores funcionários e aumentar a qualidade da força de trabalho. Os funcionários podem estar estressados, deprimidos, sofrendo de muita ansiedade, decorrentes de questões relacionadas ao local de trabalho, como o gerenciamento de prazos, o cumprimento de metas, a falta de tempo para cumprir compromissos pessoais e familiares, enlutados ou perturbados devido a problemas pessoais.

As organizações identificam a importância de ter uma mão-de-obra isenta de estresse, motivada e capaz. Para melhorar a performance de seus funcionários tornando o ambiente mais produtivo, as empresas estão buscando integrar os serviços de aconselhamento em suas organizações fazendo-os parte de sua cultura.

O aconselhamento no local de trabalho pode ser definido como a provisão de terapia psicológica breve para funcionários de uma organização, que é paga pelo empregador. Um serviço “externo”, como a Assessoria Psicológica Corporativa (APC), geralmente inclui aconselhamento presencial.

Oferecendo aos funcionários um atendimento confidencial, acessível, realizado por de um profissional qualificado, que não está atrelado a rotina de empresa, buscando aliviar o sofrimento do colaborador dentro de um curto período de tempo (a maioria dos serviços permite um número limitado de sessões em um ano por colaborador).

Os benefícios deste atendimento “in company” oferece ao empregador um serviço que é valorizado pelos funcionários, reduzindo o absenteísmo, humaniza as relações entre empregados e empregadores para a lidar com pessoas ou situações “difíceis”, contribui para sua reputação da empresa como um empregador atencioso. Sendo muitas vezes visto pelos empregadores como uma “apólice de seguro” contra a ameaça de reclamações de feitas por funcionários expostos ao estresse relacionado ao trabalho.

assessoria psicológica corporativa(APC) é a subespecialidade da psicologia clínica que se concentra no trabalho, sua importância nas vidas dos indivíduos e das organizações do trabalho.

APC representa a extensão do conhecimento e da habilidade psíquica ao funcionamento do dia-a-dia dos indivíduos no ambiente corporativo e suas organizações, com o objetivo de ajudar as duas partes funcionarem melhor. Para este fim, os psicólogos têm desempenhado um papel importante tanto no tratamento dos trabalhadores quanto na consulta às organizações desde o início do século XX. O nível de envolvimento psicológico em questões relacionadas ao trabalho flutuou ao longo dos anos; No entanto, a importância dos problemas de saúde mental no local de trabalho cresceu de forma considerável.

O maior obstáculo no aconselhamento de funcionários é a falta de confiança da parte do empregado para acreditar na organização ou nos seus superiores para compartilhar e entender os problemas. Além disso, a confidencialidade de que o conselheiro não irá divulgar seus medos ou problemas pessoais a terceiros na organização.

Os benefícios do assessoria psicológica corporativa incluem:

●     Apoio ao indivíduo a entender e ajudar-se;

●     Compreensão das situações e um olhar com uma nova perspectiva positiva;

●     Ajudar na tomada de decisão mais acertadas;

●     Achar alternativas viáveis nas soluções de problemas;

●     Lidar com situações de stress;

Os seguintes aspectos são necessários para construção um programa de assessoria psicologica corporativa bem sucedida:

●     Aconselhamento dos funcionários precisa ser abordado de forma cuidadosa, tanto por parte da organização quanto pelo conselheiro.

●     O aconselhamento pode se transformar em uma série de eventos sensíveis para o empregado e a organização; portanto, o conselheiro deve ser um profissional experiente com sólida vivência em psicologia clínica;

●     O conselheiro deve ser flexível em sua abordagem e um ouvinte paciente.

●     O conselheiro deve ganhar a confiança do empregado para que ele possa compartilhar pensamentos e problemas sem qualquer inibição.

A escuta ativa e eficaz é um dos aspectos mais importantes na assessoria psicológica corporativa.

●     O pouco tempo de contato com o colaborador interno é otimizado pelo profissional no processo;

●     O conselheiro deve ser capaz de identificar o problema e oferecer conselhos concretos.

●     O conselheiro deve ser capaz de ajudar o empregado a aumentar a moral e o espírito do empregado, criar uma perspectiva positiva.

assessoria psicológica corporativa é um fator importante na construção de um ambiente organizacional saudável. As pressões para o sucesso, os conflitos que podem ocorrer com o superior ou colegas de trabalho, e problemas pessoais que inibem o desempenho podem tornar-se fonte de stress, e podemos verificar porque assessoria psicológica corporativa é tão importante para o sucesso de uma organização.

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