Assessoria Psicológica Corporativa – Um elo entre a empresa e o colaborador

Mesmo com todo o acesso a informação, muitas pessoas ainda possuem alguma resistência e/ou constrangimento em procurar ajuda de um psicoterapeuta profissional, valendo-se da crença de que “ninguém poderá me ajudar, eu que devo resolver sozinho (a) esse problema”. Afetando a pessoa em várias esferas da sua vida, inclusive em seu rendimento profissional.

O objetivo da assessoria psicológica corporativa é focar na qualidade de vida do colaborador e apoiá-lo a encontrar uma solução para a situação que está vivenciando no momento.

Oferecendo ferramentas para identificar os reais problemas que o afetam, dando uma visão do próprio potencial na resolução de conflitos pessoais e sociais de sua vida cotidiana e profissional.

Benefícios para os funcionários

O projeto de assessoria psicológica corporativa contribui na busca por respostas construtivas junto com o funcionário, através de atendimentos dentro da empresa, preservando a confidencialidade entre o colaborador e o profissional de psicologia.

A assessoria psicológica faz parte do leque de responsabilidade do departamento de recursos humanos da empresa, entretanto trabalha de forma independente garantindo um ambiente seguro e sigiloso para que o colaborador possa expor suas reais necessidades, e assim tornando-os mais focados e produtivos, na busca de uma solução.

Benefício para a empresa

Fatores que contribuem para o afastamento dos colaboradores das empresas:

·       Problemas pessoais resultante de problemas relacionados à vida pessoal, sentimental e profissional;

·       Stress emocional;

·       Depressão;

·       Ansiedade;

·       Síndrome de Burnout.

Esses sintomas afetam o bem-estar do indivíduo e consequentemente a empresa, levando a redução da produtividade e da qualidade dos serviços oferecidos, uma vez que a saúde física e emocional dos colaboradores implica diretamente no rendimento.

Por esta razão é importante que exista uma preocupação por parte das instituições com o bem estar de seus funcionários, não só no âmbito profissional, mas principalmente na vida pessoal.

A psicologia clínica no ambiente corporativo torna-se um instrumento à disposição do administrador como apoio nessa busca de continuo aumento da eficiência dos processos e da melhoria da qualidade de vida na organização.

A atuação da assessoria psicológica corporativa é de grande importância, pois com a ajuda profissional especializada a empresa poderá oferecer aos seus colaboradores um ambiente melhor e soluções aos problemas, fazendo com que os funcionários possam sentir-se mais livres de sobrecargas emocionais e pensamentos disfuncionais, para desempenhar suas atividades profissionais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *